Home / Como Ingressar na Aeronáutica / AFA /

 

Curso de Formação de Oficiais Aviadores - CFOAV

piloto

 

O Curso é caracterizado pela instrução de vôo, com o objetivo de preparar o Cadete Aviador à pilotagem militar. Essa instrução aérea segue um programa de treinamento e de avaliação de desempenho como piloto, para formar e selecionar o aviador militar, fomentando o desenvolvimento do espírito combativo do futuro Oficial Aviador.

 

 

Principais Infomações sobre CFOAV

 

Período: O curso é ministrados na Academia da Força Aérea - AFA, em Pirassununga / SP e tem duração de 4 (quatro) anos, em regime de internato.

 

Diplomação: Confere ao diplomando, ainda, a graduação de Bacharel em Ciências Aeronáuticas, com habilitação em Aviação Militar

 

Fases do concurso: provas de Língua Portuguesa e Inglesa, Matemática e Física; exames de saúde e psicológico; teste físico; teste de aptidão para pilotagem militar.

 

Situação após conclusão do curso: Após a conclusão do Curso com aproveitamento, segundo o respectivo Plano de Avaliação, os Cadetes serão nomeados Aspirantes-a-Oficial da Aeronáutica e serão distribuídos nas Organizações Militares do COMAER, conforme a conveniência e a necessidade da Administração.

São Requisitos Básicos para o Concurso:

a) ser brasileiro nato;

b) não possuir menos de 17 (dezessete) nem completar 23 (vinte e três) anos de idade, até 31 de dezembro do ano da matrícula;

c) ter concluído ou estar em condições de concluir, com aproveitamento, o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino, de forma que possa apresentar, por ocasião da Concentração Final (habilitação à matrícula), o certificado, ou diploma, ou declaração de conclusão e o histórico escolar do referido curso, expedidos por estabelecimento de ensino reconhecido pelo órgão oficial federal, estadual, distrital, municipal ou regional de ensino competente;

Sobre as Provas:

O Exame de Escolaridade será realizado por meio de Provas Escritas das seguintes disciplinas:

 

a) Língua Portuguesa;

b) Redação;

c) Física;

d) Matemática; e

e) Língua Inglesa.

 

Somente serão convocados para prosseguirem no Exame e participarem da Concentração Intermediária (para realizar a INSPSAU, o EAP, o TAPMIL e o TACF) os candidatos relacionados de acordo com a ordem estabelecida pela Média Final, por Curso.