EAOAP

O Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio (EAOAP) é ministrado no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte / MG, tem a duração aproximada de 17 (dezessete) semanas e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.

A instrução ministrada no Campo Geral proporcionará o conhecimento a respeito de teorias e ensinamentos que possibilite ao estagiário atuar com eficiência na gestão de pessoas e processos e na ampliação da cultura geral.

A instrução ministrada no Campo Militar busca, primordialmente, transmitir e reforçar os postulados básicos da vida castrense, referentes aos futuros postos, bem como desenvolver elevado grau de vibração, devoção e entusiasmo pela carreira na Força Aérea. Além das características de resistência física, necessária ao profissional militar, procura-se por meio da referida instrução sedimentar no estagiário os princípios basilares da instituição (Hierarquia e Disciplina), como também, os fundamentos de ética e da estrutura organizacional do COMAER, de modo que, ao término do Estágio, o futuro Oficial esteja dotado de atributos e competências que o qualificarão a ser um integrante do Corpo de Oficiais da Aeronáutica.

A instrução ministrada no Campo Técnico-Especializado visa a adaptar o profissional às condições peculiares do ambiente em que exercerá a sua atividade ou especialidade e proporcionar conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Comando da Aeronáutica, bem como sobre os procedimentos de rotina do oficial nos vários setores, de acordo com a sua área de atuação.

Situação durante o EAOAp

O candidato, no momento da matrícula, mediante ato do Comandante do CIAAR, será declarado Primeiro-Tenente estagiário do EAOAp, designação essa a ser mantida durante o Estágio de Adaptação.

O estagiário do EAOAp é militar da ativa com precedência hierárquica prevista no Estatuto dos Militares.

Os Primeiros-Tenentes estagiários realizarão Provas Teóricas e práticas durante o EAOAp, e a conclusão do Estágio está condicionada à aprovação, mediante a obtenção de graus e médias previstos no Plano de Avaliação. O Primeiro-Tenente estagiário não tem direito líquido e certo à nomeação, pois, para ser nomeado, necessita concluir o Estágio com aproveitamento.

Situação após a Conclusão do EAOAp

A precedência hierárquica do concluinte do EAOAp será estabelecida, ao final do Estágio, àquele que vier a concluí-lo com aproveitamento, segundo o respectivo Plano de Avaliação, conforme determinam as Normas Reguladoras dos Cursos e Estágios do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (ICA 37-289), de acordo com a alínea “d” do parágrafo 2º do Artigo 17 da Lei 6880/1980 e conforme os procedimentos adotados pela (DIRAP) previstos na Instrução Reguladora do Quadro de Oficiais de Apoio da Aeronáutica (ICA 36-37).

O estagiário que concluir o EAOAp com aproveitamento estará em condições de ser nomeado Primeiro-Tenente do QOAP, mediante ato do Comandante da Aeronáutica, conforme legislação em vigor e em data oportuna à conveniência do COMAER.

Os formandos do EAOAp serão distribuídos e classificados nas OM do COMAER, abrangendo todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração e com a classificação obtida ao término do Estágio (mérito acadêmico).

Quando houver mais de uma OM situada na mesma localidade e com vaga para a mesma especialidade, a designação para a OM em que o (a) Primeiro-Tenente do QOAP irá servir será definida pelo próprio, respeitando-se a precedência da escolha pela classificação obtida ao término do Estágio.

Após a nomeação, o (a) Primeiro-Tenente deverá permanecer na Ativa na Aeronáutica, obrigatoriamente, por um período mínimo de cinco anos, pois caso contrário estará sujeito ao pagamento de indenização relativa às despesas com sua formação, conforme a legislação em vigor.

Especialidade do EAOAp

Administração (ADM); Análise de Sistemas (ANS); Ciências Contábeis (CCO); Enfermagem (ENF); Jornalismo (JOR); Pedagogia (PED); Psicologia (PSC); Serviços Jurídicos (SJU); Serviço Social (SSO); Fisioterapia (FIS); e Biblioteconomia (BIB).

 

Apostila de Oficial da Aeronáutica - Serviços Jurídicos

Apostila de Oficial de Apoio da Aeronáutica - Serviços Jurídicos

Apostila Digital

Comprar

Contatos:

site oficial: http://www.ciaar.com.br/
Email sac@ciaar.aer.mil.br
telefone: (31) 4009-5066 ou 4009-5068
Endereço: Av. Santa Rosa, nº 10 – Bairro Pampulha CEP: 31.270-750 – Belo Horizonte - MG

Apostila de Oficial da Aeronáutica - Pedagogia

Apostila de Oficial de Apoio da Aeronáutica - Pedagogia

Apostila Digital

R$ 25,00