Home / Como Ingressar na Marinha do Brasil/ CIAA/

O Corpo Auxiliar de Praças da Marinha (CAP)

 

 

Os militares da Marinha estão organizados em graus hierárquicos, sendo estes de Oficiais e de Praças. As Praças possuem as seguintes graduações: Grumete (GR), Marinheiro (MN), Cabo (CB), 3º Sargento, 2º Sargento, 1º Sargento e Suboficial.

 

As Praças de carreira são organizadas também em Corpos.

 

O Corpo Auxiliar de Praças (CAP) destina-se a executar e apoiar, no nível técnico, a gestão administrativa, operativa e de saúde da Marinha, além da manutenção de seus navios de guerra, de pesquisa, de apoio e de suas aeronaves.

 

Os militares pertencentes a este Corpo ocupam cargos relacionados às áreas de administração,informática, saúde, manutenção e reparo, exercendo, normalmente, atividades nas organizações militares em terra, ou ainda, embarcando em navios de acordo com a necessidade do serviço. Ingressam na Marinha com ensino técnico de nível médio completo, obtido no meio civil, e realizam curso de formação militar naval que os capacita a exercer suas atividades profissionais em ambiente militarnaval, inicialmente como Cabos. Ao longo da carreira, podem realizar cursos de especialização e de qualificação técnica para alcançar, sucessivamente, as demais graduações citadas anteriormente.

 

O CURSO DE FORMAÇÃO DAS PRAÇAS DO CAP

Os candidatos aprovados no processo seletivo para o CAP realizarão o curso de Formação de Cabos, com duração de 4 (quatro) meses, no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), situado na Avenida Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

 

Durante o curso, realizado anualmente, os alunos serão incorporados como Grumetes (GR) e terão as seguintes vantagens:

 

O Curso de Formação militar-naval consta basicamente das seguintes disciplinas:

Após a aprovação no Curso de Formação, os GR serão nomeados Cabos da Marinha do Brasil, com vencimento inicial de cerca de R$ 1.950,00, além de férias remuneradas, auxílio transporte e demais vantagens adicionais. A partir de então, seguirão um Plano de Carreira definido, cujos passos iniciais constam a seguir.

 

O PLANO DE CARREIRA

Após a formação inicial na Marinha, o militar do CAP permanece como Cabo por até 6 (seis) anos, podendo prestar, partir do segundo ano de Cabo, o exame para o Curso de Habilitação a Sargento, realizando o curso ao final do sexto ano de Cabo.

 

Esse novo curso destina-se à capacitação para o exercício de funções de chefia e liderança de equipes. Nele são ministrados conteúdos referentes a Relações Humanas, Liderança, Direito, Gestão de Pessoal, Técnicas de Ensino, comportamento Social, além de palestras sobre Segurança das Informações Digitais.

 

Após o curso, são promovidos à 3º Sargento, com salário de cerca de R$ 3.300, e exercerão funções de maior nível de complexidade e responsabilidade ou chefia de setores, equipes e grupos, em suas respectivas áreas técnicas.

 

Permanecem na graduação de 3º Sargento durante 6 (seis) anos, após os quais são promovidos a 2º Sargento, 1º Sargento e Suboficial, com permanência de 6 (seis) anos em cada uma dessas graduações.

 

Durante os períodos citados podem se candidatar à realização de diversos cursos de subespecialização, especialização e qualificação técnica. Podem, também, a partir do quarto ano como 3º Sargento, realizar o concurso interno para o ingresso no Quadro de Oficiais, desde que possuam curso superior em área de interesse da Marinha, chegando assim até o posto de Capitão-de-Mar-e-Guerra.

 

AS VANTAGENS

Durante sua carreira, os militares que ingressam no Corpo Auxiliar de Praças têm a oportunidade de participar de diversas missões e viagens a serviço, conhecendo muitas vezes lugares do Brasil e do exterior. Irão aprender a importância dos laços de amizade do homem do mar, o que o diferencia de todos os outros profissionais, tornando esta profissão única e apaixonante.

 

Realizarão cursos de carreira e terão a oportunidade de:

Em decorrência dos cursos e do desempenho nas suas atividades, poderão alcançar as diversas graduações já citadas, alcançando por seus méritos a graduação de Suboficial.

 

A Carreira Naval possui inúmeras vantagens e benefícios, tais como:

Ao ingressar no CAP, o jovem estará optando por abraçar a carreira militar como Praça da Marinha e não por exercer apenas a sua profissão técnica. Serão abertas diversas novas possibilidades, muitas vezes diferentes daquelas permitidas por sua formação original.

 

Fonte: http://www.ensino.mar.mil.br/