CP-T

O Quadro Técnico (T) do Corpo Auxiliar da Marinha destina-se ao preenchimento de cargos técnico-administrativos que visam às atividades de apoio técnico e às atividades gerenciais e administrativas em geral, além das atividades inerentes à carreira militar, nos termos da Lei nº 9.519/97.

O Curso de Formação do CP-T

O candidato aprovado e classificado na Seleção Inicial fará o Curso de Formação de Oficiais (CFO), realizado no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), Rio de Janeiro/RJ.

O Curso tem por finalidade o preparo do candidato para o exercício de funções em Organizações Militares da Marinha, situadas em qualquer Unidade da Federação, de acordo com as suas qualificações e atendendo à conveniência do serviço, por meio da necessária instrução militar-naval.

O Curso é constituído por um Período de Adaptação de, aproximadamente, três semanas e uma etapa básica compreendendo as atividades previstas nos respectivos currículos. Durante este curso o Guarda-Marinha perceberá remuneração atinente à sua graduação, como previsto na Lei de Remuneração dos Militares, além de serem proporcionados alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.

Durante o CFO, o candidato fará um Estágio de Aplicação (EA), com duração de até 8 (oito) semanas, que tem por finalidade a adaptação às características do serviço naval inerentes à profissão, à complementação de sua formação militar-naval e à avaliação complementar para o desempenho de funções técnicas e administrativas. Será realizado em Organizações Militares (OM) especialmente designadas para tal, sob a supervisão do CIAW.

O CFO terá a duração de, aproximadamente, 39 (trinta e nove) semanas.

Durante o CFO e o EA, o candidato estará sujeito ao Regulamento e Regimento Interno do CIAW, bem como a legislação vigente aplicada para os militares da ativa das Forças Armadas.

O Ingresso no Quadro Técnico (T) da Marinha

O ingresso no Quadro Técnico (T) ocorrerá no posto de Primeiro-Tenente, após o candidato ter sido aprovado e classificado em todas as fases da Seleção Inicial e ter sido aprovado em todas as fases do CFO.

Antes de completados 5 (cinco) anos de nomeação ao Oficialato, os Oficiais serão avaliados pela Comissão de Promoções de Oficiais, visando a sua permanência em caráter definitivo na Marinha. Os que não obtiverem avaliação favorável serão licenciados “ex offício”.

Profissões do Quadro Técnico (T) da Marinha

Administração(*), Ciências Contábeis(*), Educação Física, Comunicação Social, Ciências Econômicas, Direito, Estatística, História, Informática, Letras (Língua Portuguesa), Psicologia, Segurança do Tráfego Aquaviário, Serviço Social.

(*) Profissões também disponíveis no Quadro Complementar.

 

Apostila de Pedagogia - (CP-T)

Pedagogia - (CP-T)

Apostila Digital

Comprar

Contatos:

site oficial: http://www.mar.mil.br/ciaw/
e-mail: comsoc@ciaw.mar.mil.br
telefone: (21) 2104-7061
Endereço: Ilha das Enxadas, Baia de Guanabara - Rio de Janeiro - RJ

Apostila de Psicilogia - (CP-T)

Apostila de Psicilogia - (CP-T)

Apostila Digital

Comprar