Home / Como Ingressar na Marinha do Brasil/ Corpo de Fuzileiros Navais/

Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves - CIAMPA

 

 

CIAMPA

O CIAMPA (Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves) é uma organização militar subordinada ao Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais e destina-se exclusivamente a formar soldados para o Corpo de Praças de Fuzileiros Navais, todos voluntários e concursados.

 

O Complexo Naval do Guandu do Sapê, onde se localiza o CIAMPA, possui uma área de cerca de 4.500.000m2, onde os recrutas são adestrados e preparados para a guerra em pistas de combate em localidade, maneabilidade, tiro de combate, pistas de cabos, câmara de gás, tanque tático, estande de tiro de fuzil, estande de lançamento de granadas, dentre outros, e onde realizam marchas, patrulhas e outras atividades operativas próprias dos Fuzileiros Navais.

Histórico

Em 1934, o Comandante-Geral do CFN, Almirante Milcíades Portela Alves, criava uma Companhia Escola, primeira Unidade no âmbito do CFN destinada à formação de Soldados Fuzileiros Navais, instalando-a na Fortaleza de São José, Ilha das Cobras - RJ, que, em 1953, foi transferida para o Complexo Naval da Ilha do Governador.

Posteriormente, em 1957, essa Companhia foi extinta e criado o Centro de Recrutas do Corpo de Fuzileiros Navais (CRCFN),que em 1965 passou a ocupar as instalações na área onde hoje está o Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (Batalhão Tonelero), até 1971, data em que foi transferido para a Ilha da Marambaia. Lá, o CRCFN permaneceu até 1981, quando foi novamente transferido para uma nova área militar, onde atualmente está localizado.

Em 20 de maio de 1994, o Decreto no 1.143 alterou sua denominação para Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves, em homenagem ao idealizador da instrução no CFN.

 

Tarefas

Cabem, ao CIAMPA, as seguintes tarefas:

 

- Assegurar, aos Soldados Recrutas, a habilitação necessária ao exercício das tarefas destinadas aos Soldados do Corpo de Fuzileiros Navais;

- Assegurar, aos Soldados Recrutas, uma perfeita formação moral e militar-naval;

- Conduzir outros cursos e estágios para oficiais e praças, quando lhe for atribuído.

Propósito

O CIAMPA tem o propósito de formar soldados para o Corpo de Praças de Fuzileiros Navais (CPFN).

Localização

Av. Brasil nº 44878, Campo Grande
Rio de Janeiro - RJ - CEP 23570-030