Home / Como Ingressar na Marinha do Brasil/ Corpo de Fuzileiros Navais/

 

Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo - CIASC

CIASC

Histórico

O Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), com sede na Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ, foi criado pelo Decreto no 38.360, de 22 de dezembro de 1955, e inaugurado em 28 de dezembro do mesmo ano, sob a denominação de Centro de Instrução do Corpo de Fuzileiros Navais. Seu nome foi alterado para Centro de Instrução e Adestramento do Corpo de Fuzileiros Navais pelo Decreto no 69.287, de 24 de setembro de 1971, e novamente modificado para Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, pelo Decreto no 98.803, de 08 de janeiro de 1990.
Inicialmente, suas atividades foram normatizadas pelo Decreto no 42.253, de 11 de novembro de 1957, o qual estabelecia um regulamento padrão para os Centros de Instrução da Marinha, posteriormente alteradas pela Portaria no 0009, de 28 de abril de 1987, do Chefe de Estado-Maior da Armada.

 

Tarefas

Cabem, ao CIASC, as seguintes tarefas:

 

- Ministrar Cursos de Aperfeiçoamento para oficiais;
- Ministrar estágios para oficiais e praças;
- Ministrar Cursos Especiais, Expeditos e Extraordinários para oficiais e praças;
- Ministrar Cursos de carreira para militares do Corpo de Praças de Fuzileiros Navais; e
- Estabelecer convênio com outras organizações de ensino, militares ou civis, mediante delegação expressa da autoridade competente.

Propósito

O CIASC tem o propósito de capacitar oficiais e praças do Corpo de Fuzileiros Navais para o exercício, na paz e na guerra, das funções previstas nas OM da Marinha.

Organização

O CIASC é subordinado ao Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais. É uma Organização Militar dirigida por um Comandante (CIASC-01), no posto de Contra-Almirante (FN), que é assessorado e auxiliado por um Imediato (CIASC-02), por um Serviço de Secretaria e Comunicações (CIASC-03), uma Seção de Informações (CIASC-06), por uma Superintendência de Ensino (CIASC-10), uma Superintendência de Administração (CIASC-20) e um Corpo de Alunos (CIASC-30).