CIAvEx

Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) é o estabelecimento de ensino responsável pela formação, especialização e aperfeiçoamento do capital humano destinado a integrar o Sistema de Aviação do Exército. Dessa forma, tem, também, a responsabilidade pela formação dos Sargentos de Aviação do Exército Brasileiro, orientando-os na execução dos primeiros passos na vibrante carreira militar.

Localizado em Taubaté, na riquíssima região do Vale do Paraíba, interior de São Paulo, tem a incumbência de planejar, executar e avaliar as atividades ligadas ao ensino técnico e doutrinário inerentes à Aviação do Exército.

Instrução

O Curso de Formação de Sargentos de Aviação (Manutenção de Aeronaves) tem por finalidade formar sargentos com a capacitação necessária para o desempenho das atividades inerentes às primeiras graduações da referida qualificação militar, habilitando-os a exercer funções próprias do mecânico básico de manutenção de primeiro nível dos sistemas de aeronaves de asas rotativas.

O curso está dividido em dois períodos: o básico e o de qualificação. Durante todo o curso, o aluno recebe uma preparação física, intelectual e moral para exercer as atividades de responsabilidade do sargento com a qualificação militar de Aviação (Manutenção).

O período básico, com duração de 34 semanas, é realizado no 12º Grupo de Artilharia de Campanha (12º GAC), localizado na cidade de Jundiaí (SP). Nesse período, a instrução tem por objetivo proporcionar ao aluno a aquisição de novos hábitos e conhecimentos indispensáveis à vida militar.

Durante o período de qualificação, realizado no CIAvEx, o aluno recebe instruções diretamente relacionadas à manutenção, considerando que o futuro sargento será o responsável direto pela execução da manutenção dos helicópteros da Aviação.

Direitos do Aluno

Durante o período do curso, receberá alimentação, alojamento e uniformes, além de assistência médico-odontológica proporcionada pelo Sistema de Assistência Médico-Hospitalar aos Militares do Exército, Pensionistas Militares e seus Dependentes (SAMMED).

O aluno do CFS CIAvEx recebe o soldo para as despesas pessoais e, ao término do curso, como 3º sargento, receberá vencimentos no valor referente a sua graduação. Durante o curso, para efeito hierárquico, o aluno é equiparado à graduação de cabo com precedência.

Após concluir o curso com aproveitamento, será declarado 3º sargento e classificado em uma das Organizações Militares de Aviação da Força Terrestre de acordo com a sua qualificação militar e com as necessidades do Exército.

Como Ingressar:

As inscrições ocorrem, anualmente, nos meses de junho, julho e agosto. O Concurso compõe-se de: exame intelectual, inspeção de saúde e exame de aptidão física. Mais informações no site:www.ciavex.ensino.eb.br.

O Edital do Concurso, publicado em Diário Oficial, traz as várias premissas que devem ser atendidas pelos candidatos e que podem ser atualizadas a cada ano. Os procedimentos para inscrição são os mesmos dos candidatos para a EsSA.

 

Apostila de Sargento da EsSA

Apostila de Sargento da EsSA

Apostila Digital e Impressa

R$ 50,00

Contatos:

site oficial: http://www.ciavex.ensino.eb.br
telefone: (12) 2123-7624
Endereço: Estrada Municipal dos Remédios, 2.135 - Bairro Itaim CEP 12.086-900 - Taubaté - SP