Home / Como Ingressar no Exército Brasileiro/

Escola de Formação Complementar do Exército - EsFCEx

 

 

Prédio EsFCEx

Criada em 5 de abril de 1988, a Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) é o estabelecimento de ensino militar que tem como objetivo preparar recursos humanos de ambos os sexos, particularmente no campo da administração militar, com o fim de contribuir para o aprimoramento dos procedimentos administrativos no âmbito do Exército.
Sediada na cidade de Salvador (BA), procura suprir as necessidades das OM com pessoal de nível superior para, prioritariamente, desempenhar atividades complementares nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Magistério, Informática, Economia, Psicologia, Estatística, Pedagogia, Veterinária, Enfermagem, Comunicação Social, Odontologia e Farmácia. No caso do Capelão Militar, a seleção é feita pela EsFCEx, porém o curso é realizado em três etapas: AMAN, EsSA e a terceira etapa no Colégio Militar de Brasília e na OM de destino.
A EsFCEx conta com instalações adequadas para receber alunos que realizam o curso de formação de oficiais do Quadro Complementar do Exército, do Serviço de Saúde nas áreas de Odontologia e Farmácia.
Um momento especial para esta escola e para o Exército foi a inclusão do sexo feminino, que ocorreu a partir de 1992.

 

Antiga EsAEx

A Portaria n° 1.080, de 8 de novembro de 2010 transformou a Escola de Administração do Exército (EsAEx) em Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx). Este estabelecimento de ensino pioneiro no preparo de recursos humanos para o Exército Brasileiro, nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Magistério, Informática, Economia, Psicologia, Veterinária, Enfermagem e Comunicação Social teve seu marco inicial em 1988 já na cidade de Salvador-BA. A transformação reuniu na EsFCEx os Cursos de Formação de Oficiais de Odontologia e Farmácia provenientes da Escola de Saúde do Exército (EsSEx) , junto aos Cursos de Formação de Oficiais do Quadro Complementar.

Ensino e Instrução

Durante o curso ocorrem as formações comum, específica e de pós-graduação.
O Curso Básico de Formação Militar, com duração de 35 semanas, tem a finalidade de promover o ajustamento do oficial-aluno às rotinas do Exército e capacitá-lo para o adequado desempenho profissional como militar. Após o curso, ele estará apto para exercer as funções de tenente e capitão não aperfeiçoado.
As atividades da área específica têm como objetivo sintonizar os conhecimentos adquiridos pelos oficiais-alunos, originados nos bancos das universidades e faculdades, com as peculiaridades organizacionais do Exército Brasileiro.
No decorrer do curso específico, cerca de 252 horas são ocupadas por visitas aos diversos órgãos militares e organizações privadas. Também são elaborados projetos interdisciplinares e artigos científicos, atividades que contribuem de forma decisiva para o futuro desempenho do militar. Além disso, o curso possibilita inúmeras atividades que permitem aliar teoria à prática.

Direitos do Aluno

Durante o período de funcionamento do curso, o aluno fará jus à alimentação e alojamento, além de assistência médico-odontológica, por meio do Sistema de Assistência Médico-Hospitalar aos Militares do Exército, Pensionistas Militares e seus Dependentes (SAMMED).

Para efeito de remuneração e precedência hierárquica, o aluno matriculado nos cursos de formação da EsFCEx será considerado 1º tenente da reserva de 2ª classe convocado.

Após concluir o curso com aproveitamento, estará preparado para desempenhar e assumir as responsabilidades e funções de oficial do Exército, de acordo com suas especialidades, e será classificado em uma das Organizações Militares do Exército, de acordo com sua especialidade e as necessidades da Força Terrestre.

O Oficial Oriundo da EsFCEx

Os alunos aprovados serão nomeados 1º tenentes da ativa do QCO, do Serviço de Saúde (Odontologia e Farmácia) e passarão a contribuir com seu conhecimento técnico nos mais variados setores administrativos do Exército, seja no assessoramento direto ao escalão superior, seja nos trabalhos específicos nas Organizações Militares.
O tenente oriundo da EsFCEx, ao adquirir estabilidade profissional, estará incluído em um plano de carreiras definido, que se inicia no posto de 1º tenente e terá prosseguimento de acordo com seu méritos.
Da mesma forma, continuará a receber o mesmo vencimento de quando aluno, acrescido do adicional respectivo de sua formação militar, até ser promovido ao posto de capitão.

 

Condições básicas para inscrição:

As inscrições ocorrem anualmente nos meses de julho e agosto. O Concurso compõe-se de: exame intelectual, inspeção de saúde e exame de aptidão física.

O Edital do Concurso e outras informações podem ser acessados em: Concurso EsFCEx

Contatos:

Divisão de Concurso: 
(71) 3205-8810 
(71) 3205-8811