EsSA

A Escola de Sargentos das Armas (EsSA) é o único estabelecimento de ensino do Exército Brasileiro destinado exclusivamente à formação de Sargentos Combatentes de carreira, das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.

Enquadrada na Linha de Ensino Militar Bélico de grau médio, a EsSA, para o cumprimento de sua missão, está estruturada da seguinte maneira: comando de Oficial General, com seu Estado-Maior; Divisão de Ensino (DE); Corpo de Alunos (CA); Divisão Administrativa (DA); Divisão de Pessoal (DP); Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) e Batalhão de Comando e Serviços (BCSv).

UM POUCO DE SUA HISTÓRIA

A Escola foi criada ao término da Segunda Guerra Mundial, em 21 de agosto de 1945. Originou-se da Escola de Sargentos de Infantaria, ocupando, inicialmente, parte das instalações da Escola Militar do Realengo. A primeira turma de Sargentos formada pela EsSa conclui o curso em dezembro de 1946. Ao final do ano de 1949, transferiu-se para o quartel do antigo 4° Regimento de Cavalaria Divisionário, na Cidade de Três Corações, MG.

Ao longo de sua existência, a EsSA formou mais de 25.000 novos sargentos e, ainda, aperfeiçoou cerca de 5.600. Já contou, em seu corpo discente, com militares da Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Polícias Militares e Exército Paraguaio

LOCALIZAÇÃO

A Escola está localizada no Município de Três Corações, situado no aprazível sul do Estado de Minas Gerais, próximo ao chamado "Circuito da Águas". As cidades que compõem este circuito - São Lourenço, Caxambu, Cambuquira, dentre outras -, estão encrustadas nos contrafortes da Serra da Mantiqueira e as fontes de águas minerais são a grande atração, além da paisagem serrana, vegetação e o clima da montanha.

CONCURSO

A EsSA seleciona jovens de todas as partes do Brasil por meio de concurso público anual, com cerca de sessenta mil candidatos, em média. Os aprovados e matriculados são submetidos a intenso adestramento, o que lhes aprimora o caráter e permite o desenvolvimento da capacidade física e do conhecimento da profissão militar.

ENSINO

A formação profissional do Sargento Combatente do Exército é a razão de ser da Escola. Todas as atividades do ano letivo são desenvolvidas com a finalidade de capacitar o aluno ao exercício da função de comandante de pequenas frações, a ser desempenhadas nos corpos de tropa, após a conclusão do curso.

O ensino, essencialmente técnico-profissional, é ministrado de forma prática, considerando que o futuro sargento deve ser, ao mesmo tempo, líder e executante.

As atividades de instrução desenvolvem-se em ritmo intenso. Busca-se, constantemente, a imitação das condições de combate. Para isso, são utilizados dois campos de instrução: O Campo de Instrução do Atalaia e o Campo de Instrução General Moacir Araújo Lopes que distam do aquartelamento cerca de 8 e 40 Km, respectivamente.

FORMAÇÃO DO SARGENTO

O ano de instrução é dividido em dois períodos: o Período Básico (PB), com duração de 34 (trinta e quatro) semanas, é desenvolvido em unidades de tropa espalhadas por todo o território nacional, sob coordenação da EsSA. Ao final do PB e conforme seu mérito intelectual, o aluno escolhe sua futura especialização, isto é, sua Arma (Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.) Já o Período de Qualificação (PQ), com 43 (quarenta e três) semanas, é conduzido integralmente na EsSA. Durante o PQ, o aluno recebe instrução específicas da Arma escolhida.

Dentre as atividades escolares, destacam-se as atividades da Seção de Instrução Especial (SIEsp), os acampamentos, a MARESAER, competição desportiva que congrega as escolas militares congêneres da Marinha e Força Aérea, e a Manobra Escolar. A Manobra Escolar, coroamento do ano de instrução, é a atividade de ensino durante a qual os alunos aplicam os conhecimentos técnicos e táticos adquiridos durante todo o ano de instrução. Contando com a participação de toda a Escola, consta de um exercício no terreno no qual se desenvolve a capacidade de liderança militar e a ação de comando dos participantes.

O treinamento físico militar, alvo de atenção especial, fortalece a têmpera do aluno e capacita-o a liderar o seu grupo, sob quaisquer condições.

DIPLOMAÇÃO

A cerimônia de formatura do Curso de Formação de Sargentos é o ponto culminante e o marco de encerramento do ano escolar, com a entrega dos diplomas e a promoção dos alunos à graduação de 3° Sargento.

CONCLUSÃO

Eis o perfil da Escola de Sargentos das Armas, um dos estabelecimentos de ensino com responsabilidade pela formação de sargentos de carreira do Exército Brasileiro.

Escola de formação militar e civismo, a EsSA transmite lições de patriotismo ao jovem aluno e prepara-o profissionalmente para o exercício das funções de Sargento, o "Elo Fundamental entre o Comando e a Tropa"

 

Apostila de Sargento da EsSA

Apostila de Sargento da EsSA

Apostila Digital e Impressa

R$ 55,00

Contatos:

site oficial: http://www.esa.ensino.eb.br
Email comsoc@esa.ensino.eb.br
telefone: (35) 3239.4300
Endereço: Av. Sete de Setembro 628, Centro, CEP 37.410-000 - Três Corações - MG