Home / Como Ingressar no Exército Brasileiro/

Escola de Saúde do Exército - EsSEx

 

 

Prédio EsSEx

Localizada em Benfica, na Cidade do Rio de Janeiro, a Escola de Saúde do Exército (EsSEx) é um estabelecimento de ensino de formação de grau superior, diretamente subordinado à Diretoria de Educação Superior Militar (DESMil), responsável pela seleção e formação dos oficiais do Quadro de Médicos do Serviço de Saúde, de ambos os sexos.

Além disso, tem como missão:

Ensino e Instrução

Durante as 38 semanas de duração do Curso de Formação de Oficiais Médicos, o 1º tenente-aluno médico será preparado para assumir as funções e as responsabilidades inerentes ao oficial do Exército Brasileiro. Para isso, dentre as atividades de ensino, destacamos a integração dos alunos na realização de cursos e estágios de idiomas estrangeiros, pelo sistema de ensino de idiomas do Exército, e a realização de projetos interdisciplinares (trabalhos técnico-científicos).

 

No ano letivo, além das instruções que concorrem para uma melhor adaptação à vida profissional, para o aperfeiçoamento de sua formação militar, o oficial-aluno realiza: estágio na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), exercício de sobrevivência no Centro de Instrução de Operações Especiais e no terreno, com aplicação dos preceitos do Serviço de Saúde em Campanha, e visitas a várias Organizações Militares das Forças Armadas. Além disso, é incentivado à prática desportiva e à participação em competições internas e externas para o aprimoramento de seu condicionamento físico, dever de todo oficial.

 

As vagas disponibilizadas no concurso poderão incluir as diversas especialidades médicas, dentro das necessidades do Exército, como Anestesiologia, Cancerologia, Neurologia, Neurocirurgia, Urologia, Patologia, Ortopedia/Traumatologia, Endoscopia Digestiva, Cardiologia, Cirurgia Geral, Endocrinologia e Metabologia, Infectologia, Nefrologia, Oftalmologia, Psiquiatria, Proctologia, Radiologia, Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Radioterapia, Medicina Nuclear, Gastroenterologia, Ginecologia-Obstetrícia, dentre outras.

 

Atualmente o concurso disponibiliza, também, vagas para médicos não especialistas, que, em um futuro próximo, poderão se especializar dentro da própria Força ou em convênios com outras instituições de ensino no país e no exterior.

Direitos do Aluno

Durante o ano letivo, o aluno receberá alimentação, uniformes, alojamento e assistência médico-odontológica, por meio do Sistema de Assistência Médico-Hospitalar aos Militares do Exército, Pensionistas Militares e seus Dependentes (SAMMED).
Para fins hierárquicos, no decorrer do curso, será considerado 1º tenente-aluno e, perceberá, todos os meses, vencimentos compatíveis ao posto de 1º tenente.

Projeções para o Tenente do Serviço de Saúde

O oficial médico do Serviço de Saúde, ao concluir o curso da EsSEx, estará apto a desempenhar as funções inerentes à vida militar, a atuar na área técnico-profissioal, e a servir em uma das Organizações Militares do Exército distribuídas pelo território nacional, desde que não exista incompatibilidade hierárquica.

 

Os oficiais médicos, após a especialização, realizada na EsSEx, poderão servir, prioritariamente, em uma das seguintes Organizações Militares de Saúde do Exército: Hospital Central do Exército, seis Hospitais Militares de Área, seis Hospitais Gerais, 11 Hospitais de Guarnição, quatro Policlínicas Militares, 26 Postos Médicos de Guarnição ou em uma das Unidades de Saúde Especial. Os oficiais médicos sem especialidade servirão nas Formações Sanitárias de uma das Organizações Militares do Exército, até voltarem à EsSEx para realizarem a especialização.

 

O tenente médico do Quadro de Saúde fará jus à estabilidade profissional e estará incluído em um Plano de Carreira, com a possibilidade de promoção até o posto de general de divisão.

Durante sua vida profissional poderá ser selecionado para se especializar no país ou no exterior, às expensas da Força.

Condições básicas para inscrição:

As inscrições para o concurso ocorrem anualmente nos meses de julho e agosto. O concurso compõe-se de: exame intelectual, inspeção de saúde e exame de aptidão física.

 

Outros pré-requisitos podem ser consultados no Edital do Concurso

 

Contatos: