Publicado em: 14/03/2016 - Atualizado 02/010/2017

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas: "Por enquanto não há previsão de novos concursos públicos para as polícias civil e militar do Amazonas. Um concurso chegou a ser anunciado em 2015, mas a crise econômica que atingiu o país e o Amazonas prejudicou a realização do certame" informou a assessoria de imprensa da instituição.


O governador José Melo disse, no último dia 30 de janeiro, que o certame está confirmado para este ano (2017).

Anunciado em outubro de 2014, pelo governador José Melo, o concurso da Polícia Militar do Amazonas (PM/AM) ficará para 2016. De acordo com a assessoria de imprensa do Governo, a expectativa é de que sejam abertas 5.000 vagas para soldado e oficial.

Com relação ao lançamento do edital, a Agência de Comunicação do Estado do Amazonas (Agecom) disse que a data não foi definida e o Governo deve estabelecê-la no primeiro trimestre de 2016. Antes da publicação do concurso será preciso avaliar o orçamento e contratar a banca organizadora.

Dentre outros requisitos, o cargo de soldado exige ensino médio completo. Já o posto de oficial pode necessitar de nível médio ou superior, de acordo com a especialidade a ser oferecida.

Último Concurso

O Último concurso foi realizado em 2011 e foi organizado pela Fundação Instituto Superior de Administração e Economia (Isae).

Requisitos básicos do último concurso

  • ter nacionalidade brasileira;
  • ter idade mínima de 18 (dezoito) anos e idade máxima de 28 (vinte e oito) anos completos;
  • ter, descalço e descoberto, altura mínima de 1,65m (um metro e sessenta e cinco centímetros) se for do sexo masculino e,1,60m (um metro e sessenta centímetros), se for do sexo feminino;
  • ser habilitado na condução de veículo automotor em qualquer categoria prevista no Código de Trânsito Brasileiro; e
  • possuir Ensino Médio ou Equivalente com apresentação do Certificado, Diploma e/ou Certidão de Conclusão correspondente, reconhecido por órgão competente.

Fases do Concurso

O Concurso Público constou de 2 (duas) etapas, divididas em 6 (seis) fases, sendo que a 1ª Fase realizada nos Municípios de Barcelos, Boca do Acre, Coari, Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Manaus, Manacapuru, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé e as demais fases somente no Município de Manaus.

1ª ETAPA:

  • 1ª FASE: Exame de Aptidão Intelectual;
  • 2ª FASE: Inspeção de Saúde;
  • 3ª FASE: Testes de Aptidão Física; e
  • 4ª FASE: Avaliação Psicológica.

2ª ETAPA:

  • 5ª FASE: Apresentação e comprovação dos documentos; e
  • 6ª FASE: Investigação Social, Funcional, Cível e Criminal.

 

Apostila da Polícia Militar do Pará

Apostila da Polícia Militar / PA

Apostila Digital e Impressa

R$ 40,00

Resumo do Concurso

Inscrição: Em Breve
Taxa Inscriçao -
Vagas 5.000
Prova -
Site Oficial da PM/AM http://www.pm.am.gov.br

Apostila de Lingua Portuguesa

Apostila de Lingua Portuguesa

Apostila Digital e Impressa

Comprar