Publicado em: 26/07/2016

O governador Geraldo Alckmin sancionou, no último dia 22/06, a lei complementar 1.291 , que institui a lei de ingresso na Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM/SP). A nova lei, que já havia sido aprovada na Assembleia Legislativa (Alesp) em 29 de junho, era o principal ponto pendente para que a corporação possa realizar seu novo concurso público para soldados.

A nova seleção vem sendo aguardada desde 2015, quando o governador autorizou, em fevereiro, a realização de concurso para o preenchimento de 3.741 vagas. No entanto, na ocasião foi publicado um edital para o preenchimento de apenas 2 mil, com previsão de um segundo certame no segundo semestre, o que acabou não acontecendo em virtude da necessidade de reestruturação. Agora, com a aprovação da lei que altera a carreira, a expectativa é de que uma nova autorização para o concurso seja liberada pelo governador.

Mudanças

Entre as principais alterações na carreira, instituídas pela lei sancionada no último dia 22, estão a diminuição da altura mínima, que atualmente é de 1,65m para homens e 1,60 m para mulheres, e passa a ser de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres. A idade máxima para concorrer ao cargo também muda, de 30 para 26 anos. Além disso, a idade mínima para concorrer passa a ser de 17 anos.

Os candidatos também não poderão possuir tatuagens que se enquadrem nas seguintes condições: divulgue símbolo ou inscrição ofendendo valores e deveres éticos inerentes aos integrantes da PM ou faça alusão a ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas, discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem, contenha ideia de ato libidinoso ou ofensivo aos direitos humanos.

São 2.000 vagas previstas para Soldado PM de 2° Classe

Etapas do Concurso:

Este concurso é composto das seguintes fases:

  • Prova Escrita (objetiva e redação);
  • prova de condicionamento físico;
  • exame de saúde;
  • exame psicológico;
  • investigação social; e
  • análise de documentos e títulos.

 

Apostila da Polícia Militar de São Paulo

Apostila da Polícia Militar de São Paulo

Apostila Digital e Impressa

R$ 55,00

Resumo do Concurso

Inscrição: Em Breve
Taxa Inscriçao -
Vagas 2.000
Prova -
Inscrição no site http://www.vunesp.com.br

Apostila de Lingua Portuguesa

Apostila de Lingua Portuguesa

Apostila Digital e Impressa

R$ 15,00