CIABA

O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar - CIABA - Sua história ultrapassa a casa dos cem anos. Remonta ao Curso de Maquinista e ao Curso de Náutica, que foram criados em 1892, pelo Presidente da República, Marechal Floriano Peixoto, por meio dos Decretos 101 e 102 de outubro daquele ano, sendo o Ministro da Marinha á época, o Almirante Custódio de Mello.

Missão:

O CIABA tem por missão formar, aperfeiçoar, atualizar e adestrar o pessoal das categorias profissionais da Marinha Mercante e demais atividades correlatas. Para a consecução de seu propósito, cabem ao CIABA as seguintes tarefas.

a) Ministrar os cursos necessários à formação e ao preparo do Pessoal da Marinha Mercante e atividades correlatas;

b) Prover a instrução militar necessária à capacitação para o exercício de funções gerais básicas de caráter militar, em especial aquelas julgadas essenciais à formação de Oficiais da Reserva da Marinha.

Em situação de mobilização, de guerra, de estado de defesa, de estado de sítio e em regimes especiais, cabem ao CIABA as tarefas concernentes à Mobilização e à Desmobilização que lhe forem atribuídas pelas Normas e Diretrizes referentes à Mobilização Marítima e as emanadas pelo Comando do 4º Distrito Naval.

 

Apostila EFOMM

Apostila EFOMM

Apostila Impressa ou Digital (PDF)

Comprar

Contatos:

site oficial: https://www.marinha.mil.br/ciaba/
Telefone: (91) 3216-7004
Endereço: Rod Arthur Bernardes nº 245, Pratinha - Belém - PA - Cep: 66816-900

Apostila de Matemática

Apostila de Matemática

Apostila Impressa ou Digital (PDF)

Comprar