Publicado em: 16/07/2019

IME possui dois cursos: o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa (CFG/Ativa) do Quadro de Engenheiros Militares(QEM), destinado à formação de Engenheiros Militares da Ativa, e o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva de Segunda Classe (CFG/Reserva) do QEM, destinado à formação de Engenheiros Militares da Reserva. Publicado no Diário Oficial da União, seção 3, Nº 134, segunda-feira, 15 de julho de 2019 a abertura das inscrições.

Requisitos Básicos

  • ser brasileiro(a) nato(a); e
  • ter concluiu ou está concluindo o Ensino Médio no corrente ano.

(CFG/Ativa)

  • ter no mínimo 16 (dezesseis) anos de idade e no máximo, 22 (vinte e dois) anos de idade, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFG do IME.

(CFG/Reserva)

  • ter no mínimo 16 (dezesseis) anos de idade e no máximo, 21 (vinte e um) anos de idade, completados até 31 de dezembro do ano do concurso (ano anterior ao da matrícula no CFG do IME).

Vagas

- 71 (setenta e uma) vagas destinadas aos(às) candidatos(as) ao CFG/Ativa;

- 27 (vinte e sete) vagas destinadas aos(às) candidatos(as) ao CFG/Reserva.

Especialidades de Engenharia Oferecidas:

Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.

Obs.: A escolha da especialidade de Engenharia será realizada ao final do Ciclo Básico, de acordo com a classificação alcançada pelo(a) candidato(a) no referido ciclo e de acordo com os números de vagas e especialidades estipulados anualmente pelo Estado-Maior do Exército.

Cursos Oferecidos:

- Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares (destinado aos(às) candidatos(as) que desejam seguir a carreira militar);

- Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva de 2ª Classe do Quadro de Engenheiros Militares (destinado aos(às) candidatos(as) que não desejam seguir a carreira militar).

Etapas do Concurso:

Os Concursos compõem-se de:

  1. Exame Intelectual (EI);
  2. Inspeção de Saúde (IS);
  3. Exame de Aptidão Física (EAF); e
  4. Processo de Heteroidentificação (PH).

A 1ª Fase constará de 1 (uma) prova objetiva de matemática, de física e de química, de caráter eliminatório, e que compreenderá 40 questões (15 de matemática, 15 de física e 10 de química), ocorrerá no dia 15 de outubro de 2019.

A 2ª Fase constará de 5 (cinco) provas discursivas das matérias específicas (Matemática, Física, Química, Português e Inglês), eliminatórias e classificatórias com os respectivos pesos especificados nas IRCAM/IME. A redação terá caráter apenas eliminatório.

Cidade de realização das Provas Escritas:

Belém-PA; Belo Horizonte-MG; Brasília-DF;Campinas-SP; Campo Grande-MS; Curitiba-PR; Fortaleza-CE; Goiânia-GO; Juiz de Fora-MG; Manaus-AM; Porto Alegre-RS; Recife-PE; Rio de Janeiro-RJ; Salvador-BA; São José dos Campos-SP; São Paulo-SP; Teresina-PI; Vila Velha-ES.

 

Apostila do IME Vestibula

Apostila do IME Vestibular

Apostila Digital e Impressa

Comprar

Resumo do Concurso

Inscrição: 18/07 até 22/08/2019
Taxa Inscriçao R$ 100,00
Vagas 98
Inscrição no site http://inscricoes.ime.eb.br/vestibular/

Apostila de Matemática

Apostila de Matemática

Apostila Digital e Impressa

Comprar