Forças Armadas

Publicado em: 19/08/2013

Ao todo são ofertadas 420 vagas, sendo 360 para o 6º ano do Ensino Fundamental e 60 vagas para o 1º ano do Ensino Médio

 

 

O Comandante do Exército, por meio do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira, 13 de agosto de 2013, o edital para o concurso de admissão (CA) aos Colégios Militares (CM) do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza, Manaus, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Curitiba, Juiz de Fora, Campo Grande e Santa Maria.
Ao todo são ofertadas 420 vagas, sendo 360 para o 6º ano do Ensino Fundamental e 60 vagas para o 1º ano do Ensino Médio.
As 360 vagas para o 6º ano do Ensino Fundamental estão distribuídas entre os Colégios Militares, da seguinte maneira: (30) Brasília/DF, (25) Belo Horizonte/MG, (25) Curitiba/MT, (15) Campo Grande/MS, (40) Fortaleza/CE, (35) Juiz de Fora/MG, (25) Manaus/AM, (40) Porto Alegre/RS, (25) Recife/PE, (45) Rio de Janeiro/RJ, (30) Salvador/BA, (25) Santa Maria/RS.
Já as 60 vagas para o Ensino Médio estão distribuídas entre os Colégios Militares, da seguinte forma: (5) Brasília/DF, (10) Belo Horizonte/MG, (15) Fortaleza/CE, (20) Manaus/AM e (10) Rio de Janeiro/RJ.
Para concorrer o candidato, seja do sexo masculino ou feminino, deverá satisfazer alguns requisitos, como: ser brasileiro; ter concluído ou estar cursando o 5º ano do Ensino Fundamental, para os candidatos ao ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental, ou o 9º ano do Ensino Fundamental, para os candidatos ao ingresso no 1º ano do Ensino Médio; estar enquadrado nos seguintes limites de idade previstos no edital; não ter sido excluído disciplinarmente de qualquer Colégio Militar; e ser portador de documento oficial de identificação com foto recente.
As inscrições podem ser efetuadas no período de 12 de agosto de 2013 a 12 de setembro de 2013 e o requerimento de inscrição deverá ser preenchido e assinado pelo responsável legal do candidato e dirigido ao Comandante do Colégio de sua opção, cujos endereços constam no edital. A taxa de participação é de R$ 80,00.
O concurso de admissão será realizado anualmente nas mesmas datas estabelecidas para todos os CM, de acordo com o número de vagas e calendário fixados anualmente pelo DECEx, e será composto das seguintes etapas:
Exame Intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os candidatos inscritos;
Inspeção de Saúde, de caráter eliminatório; e
Comprovação dos Requisitos Biográficos dos candidatos, de caráter eliminatório.


Para mais detalhes sobre este certame, leia o edital em Colégio Militar

---

 

Apostila de Língua Portuguesa

Apostila de Língua Portuguesa

Apostila Impressa ou Digital

Comprar

Apostila de Matemática

Apostila de Matemática

Apostila Impressa ou Digital

Comprar