Publicado em: 14/03/2017 - Atualizado em: 22/03/2017.

O Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais (CPesFN) torna público a abertas das inscrições para o concurso de admissão ao Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais (CFSG-MU-CFN) para 2018. Publicado na Seção 3 do Diário Oficial da União Nº 50, terça-feira, 14 de março de 2017.

Requisitos Básicos

  • ser brasileiro(a) ambos os sexos;
  • ter, no mínimo, 18 anos e no máximo 24 anos de idade, referenciados em 1º de janeiro de 2018;
  • ter concluído, com aproveitamento, o ensino médio ou curso equivalente, em estabelecimento de ensino reconhecido oficialmente; e
  • ter altura mínima 1,54m e máxima 2,00m (ambos os sexos).

Etapas do Concurso:

Exame de Escolaridade - 01 Julho de 2017 (sábado).

Procedimentos para as etapas do concurso:

  • Exame de Escolaridade (eliminatório e classificatório);
  • Prova Prática de Música;
  • Verificação de Dados Biográficos;
  • Inspeção de Saúde;
  • Teste de Suficiência Física;
  • exame psicológico; e
  • verificação de documentos.

As Datas das etapas do concurso estão previstas no Calendário de Eventos do Concurso.

O Exame de Escolaridade será constituído de duas provas - "Prova Específica de Música" e "Prova de Expressão Escrita", com duração de três horas, elaborada pelo CPesFN, abrangendo assuntos equivalentes até o nível do terceiro ano do Ensino Médio, inclusive. Cada prova valerá 100 (cem) pontos.

Apenas serão submetidos à Prova Prática de Música os candidatos aprovados na Prova Específica de Música e na Prova de Expressão Escrita.

Cidade de realização do Exame de Escolaridade:

Belém-PA; Brasília-DF; Florianópolis-SC; Fortaleza-CE; Ladário-MS; Manaus-AM; Natal-RN; Olinda-PE; Rio Grande-RS; Salvador-BA; São Luiz- São Paulo-SP; e Vila Velha-ES.

Teste de Suficiência Física

Será constituído de uma prova contendo as seguintes modalidades, com os respectivos índices mínimos para aprovação:

a) natação - nadar 50m, em até 2 minutos, para os candidatos do sexo masculino e em até 2 minutos e 30 segundos, para os candidatos do sexo feminino, sem parar, sem apoiar nas bordas, raias ou no fundo da piscina, ou utilizar qualquer recurso de ajuda. Deverá ser utilizado o nado livre (sendo caracterizado um dos quatro estilos: Crawl, Costa, Peito ou Borboleta), não será permitida a prática denominada "cachorrinho".

b) corrida - correr 3.200m, em até 19 minutos e 30 segundos, para os candidatos do sexo masculino e em até 21 minutos e 30 segundos, para os candidatos do sexo feminino.

c) flexão na barra (apenas para os candidatos do sexo masculino) três repetições, que poderão ser realizadas com as palmas das mãos voltadas para frente (pronação) ou para trás (supinação) e serão contadas entre a distensão total dos braços e sua flexão até que o queixo ultrapasse a barra. Para alcançar a barra o candidato poderá utilizar qualquer meio, todavia, o impulso não deve ser empregado para contar a primeira flexão na barra.

d) flexão no solo (apenas para os candidatos do sexo feminino) - dez repetições, que poderão ser realizadas com os joelhos apoiados no solo. O candidato deverá se posicionar sobre o solo, de frente, apoiando o tronco e as mãos, ficando estas ao lado do tronco com os dedos apontados para frente e os polegares tangenciando os ombros, permitindo, assim, que fiquem com um afastamento igual à largura do ombro. Após adotar a abertura padronizada dos braços, deverá erguer o tronco até que os braços fiquem estendidos. A execução consistirá em abaixar o tronco flexionando os braços paralelamente ao corpo até que o cotovelo ultrapasse a linha das costas, sem que o corpo encoste no solo, estendendo, então, novamente os braços e erguendo o tronco até que os braços fiquem totalmente estendidos, quando será contada uma repetição completa; e

e) abdominal - trinta e oito repetições em um minuto, para os candidatos do sexo masculino e vinte repetições em um minuto, para os candidatos do sexo feminino, realizadas no solo em decúbito dorsal, com as pernas dobradas, os joelhos unidos, os braços cruzados sobre o peito, com o auxílio de um companheiro, prestando apoio sobre pés e joelhos. Serão contadas entre o toque do dorso no solo e o toque dos antebraços nas coxas.

 

Apostila de Lingua Portuguesa

Apostila de Lingua Portuguesa

Apostila Digital e Impressa

Comprar

Resumo do Concurso

Inscrição: 03/04 até 28/04/2017
Taxa Inscriçao R$ 44,00
Vagas 36
Prova 01/07/2017 (Sábado)
Inscrição no site http://www.mar.mil.br/cgcfn

Apostila de Matemática

Apostila de Matemática

Apostila Digital e Impressa

Comprar